Consumo de energia elétrica: Um edifício passivo pode solucioná-lo?

Ante um consumo de energia elétrica maior nos últimos anos, os problemas que isso pode causar e pela atual fragilidade do meio ambiente, muitos decidiram procurar outros métodos para conseguir a energia que precisamos e, desta maneira, mudar toda esta situação.

Foi então que surgiu a ideia de criar edifícios que não somente consumem pouco, mas que também sejam capazes de gerar energia elétrica. Estamos falando dos edifícios passivos ou EEZ (energia zero), que criam a sua própria energia e se auto abastecem através de fontes renováveis, assim como através de modificações engenhosas nas suas estruturas e design.

De esta maneira conseguimos respeitar o meio ambiente e também a vida, conforto e bem-estar dos seus habitantes. Ainda que se trata de um conceito recente e ainda pouco conhecido no Brasil, está pouco a pouco ganhando espaço entre as empresas de construções sustentáveis, já que a capacidade de minimizar os gastos em climatização é cada vez mais importante e necessária.

Um bom exemplo disso é o já conhecido edifício passivo mais alto do mundo, que estará situado na Ilha de Roosevelt (Nova Iorque) cuja finalização está programada para 2017. Com uma altura total de 83 metros, trata-se de uma colaboração entre Cornell Tech (Campus de Ciências Aplicadas de Hudson) e um grupo de empresas que desenvolveram este projeto tão inovador. Ocupará 900.000 metros quadrados entre o campus e os apartamentos, que abrigarão mais de 500 pessoas entre alunos, professores e staff. Seu design e construção permitirão uma economia de até 60% no consumo de energia elétrica em um ano, isso comparado com um edifício de tamanho similar.

O tema que vem causando mais dor de cabeça é a climatização, que foi resolvido com a criação de uma grande caixa térmica que mantém a temperatura interior tanto no inverno como no verão. Um ventilador de intercambio extrai o ar interior e o exterior sem que ambos se misturem. Além disso possuirá janelas com 3 camadas cada uma de 35 cm, painéis de metal pré-fabricados no exterior e sistemas de portas automáticas deslizantes que conseguem manter da forma mais eficaz a temperatura interior, garantindo uma climatização perfeita por todo o ano com um custo praticamente nulo.

Quais as características de uma construção passiva?

Este tipo de edificação conta com energias renováveis como painéis solares e sistemas coletivos de calefações centrais, entre outros. Com isso conseguem gerar a sua própria energia e também introduzem a energia excedente na sua rede interna.

Com relação ao sistema de isolamento, utilizar vidros triplos e instalar portas automáticas de vidro, podem ser as medidas mais comuns e eficientes quando falamos de resultados positivos de climatização. Todos estes fatores são os que conseguem reduzir ao mínimo o consumo de energia elétrica e alcançar a eficiência máxima em uma casa ou edifício passivo.

Sem nenhuma sombra de dúvidas este é o futuro das casas e dos edifícios e também a saída para que o nosso sistema continue sendo viável a longo prazo, tanto para a nossa economia quanto para a nossa saúde.

Este artigo foi útil para você? Por favor, deixe o seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

Pedro Nascimento - Autor em Novva Solutions
Equipe Editorial Novva Solutions
Somos especialistas em projetos de automatização empresarial e residencial com foco em conforto e segurança. Possuímos vasta experiência em grandes projetos por todo o Brasil.

Depoimentos de clientes

Ainda com dúvida em contratar os serviços da Novva Solutions? Veja o que dizem alguns clientes dizem sobre nós.

A
André Alves Souza
Equipe técnica com muita experiência e com um atendimento excelente. Fizeram tudo que foi combinado e usaram produtos de alta qualidade, ficamos muito satisfeitos com a Novva Solutions!
Á
Ágatha Silva Ribeiro
A Novva Solutions nos atendeu de forma solícita e com muita atenção. Tivemos que fazer manutenção em várias de nossas portas e a assistência foi melhor que do imaginávamos.
E
Eduardo Alves Ferreira
Não foi fácil encontrar uma empresa de competência e quando encontramos a Novva Solutions, nos surpreendemos com a venda e o pós-venda da empresa!
M
Marcos Castro Almeida
Recomendo a Novva Solutions por se mostrar muito clara e com produtos e serviços de muita qualidade, tanto para portas automáticas quanto para controles de acesso, sem falar no atendimento e na equipe técnica de qualidade.
M
Mariana Mantovanni
Estava procurando uma solução para economizar energia na minha loja e com a Novva Solutions consegui resolver este problema. Além disso, os custos com a manutenção do ar-condicionado caíram.

Nossos clientes

Conheça alguns clientes que já utilizam as Portas Automáticas da Novva Solutions

Vivo
Unimed
Honda
Unicamp
Postos Graal
Ibis Hotel
Comfort Hotel
Quality Hotel
Caixa Econômica Federal
Pernambucanas
Walmart
Droga Raia
Harley Davidson
Kawasaki
AM-PM Conveniência
BR Mania
Hospital das Clínicas
Medicina USP
Faculdade de Medicina de Botucatu
Grupo Automec Chevrolet
Obeid Plaza Hotel
Balneário Camboriú Shopping
TRT-SC
Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Mila Seguros
Vidromax
Top of Mind Empresarial Novva Solutions

Somos líderes de mercado em portas automáticas

Trabalhando lado a lado com a PPA, a Novva Solutions conta com lastro de mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, garantindo a nossos clientes produtos de primeira qualidade e excelentes preços.

Oferecemos a melhor tecnologia para dar tranquilidade e segurança ao seu negócio.