Design de interiores: 10 tendências que você não pode perder

Atualizado em 12 mar 2024

Se você está procurando o que está acontecendo de novo no mercado de design de interiores ou é apenas um entusiasta em decoração, este artigo vai te ajudar a descobrir o que é tendência no mercado e servir de guia para aquele projeto que vem ruminando em sua mente há algum tempo mas não faz ideia por onde começar.

Em se tratando de moda e decoração, é importante seguir tendências sem abrir mão do conforto e principalmente da sua identidade. Ou, se for o caso, da identidade do cliente.

10 tendências de design de interiores para aplicar ao seu projeto

1 – Cores

A paleta de cores é bastante importante quando o assunto é a ideia de decoração do ambiente, aposte em cores neutras e que encaixam-se em complementação aos móveis. Respeitando a tonalidade de cada espaço e também a sua iluminação.
Se você é do tipo que gosta de cores mais quentes, matizes como o tom amarelo queimado e tabaco estão em alta quando o assunto é contraste.

2 – Vintage

A vivacidade do estilo retrô continua invadindo os conceitos de design de interiores, apesar de remeter a reflexão de décadas anteriores, este ainda aplica-se ao moderno, fazendo menção ao passado e tornando-se presente em ambientes que visam trazer o conforto, além da beleza.

3 – Vidro e acrílico

O vidro e o acrílico tornaram-se importantes na decoração quando trata-se de ambientes pequenos. Por ter o conceito de expansão, é um ótimo aliado no encaixe e variedade de estilos. Prometendo trazer mais “profundidade” ao ambiente. Além de deixar o olhar viajar através das suas superfícies.

4 – Jardim particular

Flores e plantas sempre farão parte de qualquer decoração, o conceito tão sútil traz consigo a sutileza e refrescância para o ambiente. O que o torna agradável, e também harmonioso junto a combinação de outros fatores, como a escolha da paleta de cores e estampas presentes nos objetos.

Existem empresas que entregam hortas planejadas para apartamentos e casas, na opção horizontal (chão) e vertical (parede). Estas hortas são excelente opção para aquele cliente antenado com a saúde e que não abre mão de uma boa boa alimentação.

5 – Minimalismo

A arte minimalista pode fazer parte da decoração. Na exclusão de excessos é possível adotar apenas o essencial. Aliando a estética a funcionalidade, e também valorizando a qualidade do lugar em relação a quantidade de objetos dispostos no ambiente. Dando-o uma cara moderna e útil.

Minimalismo é uma tendência que vem ganhando espaço não apenas na decoração mas em vários setores da vida moderna e vem em resposta ao consumismo exagerado. Possuir menos para viver com mais qualidade é o lema.

6 – Cerâmica e/ou porcelana

Dentro do contexto de texturas de objetos, algo que também ganhará espaço na decoração, principalmente na cozinha são as peças feitas à mão em cerâmica ou porcelana. Objetos como estes apesar de simples podem realçar a delicadeza do local.

Leia também –
PROJETO DE ARQUITETURA: COMO LIDAR COM CLIENTES DIFÍCEIS
QUAIS SÃO OS 10 MELHORES SITES DE ARQUITETURA DO MERCADO?


7 – Texturas e relevos

Em relação aos tecidos, as superfícies texturizadas ganharão total presença nos ambientes. Sejam elas para as almofadas ou tapetes, os relevos podem ser tão interessantes para o tato quanto para a visão. Além de dar uma sensação de aconchego e paz ao ambiente.

8 – Iluminação

No quesito iluminação, elementos modernos como lâmpadas em neon em suas mais variadas formas são uma ótima dica para quem gosta de abusar na criatividade, e é fã de peças de design que também além de serem úteis ainda contribuem na decoração. Salas de estar com iluminação planejada em que o proprietário pode dosar o nível de iluminação podem ser um diferencial e trazer um ar aconchegante ao ambiente.

9 – Neutralidade

Tons neutros, assim como objetos simples também podem ser fascinantes quando o quesito é design de interiores. Por trazer naturalidade, sua expressão pode contribuir para a decoração de interiores de modo harmonioso.A neutralidade em oposição ao colorido traz equilíbrio e vida ao ambiente. Saiba intercalar e combinar as duas.

10 – Sustentabilidade

A ecologia chegou ao mobiliário trazendo a utilidade da preservação, unindo tendência e consciência. Peças chaves como reciclados podem agregar ainda mais ao ambiente, permitindo leveza a utilização de móveis com uma pegada sustentável.

Fique de olho porém se a empresa fornecedora entrega o que promete. Existem fábricas de móveis “reciclados” que utilizam na sua matéria-prima apenas 20% de material reciclável e 80% de madeira bruta.

Como o design de interiores é capaz de realçar o ambiente e torná-lo a sua imagem

Ao nos depararmos com as técnicas de design e sua variada gama de utilidades disponíveis, nos associamos as suas ideias e imediatamente queremos implementá-las em nosso lar.
Tanto na arquitetura, como também no design de interiores e mobiliário é possível trazer a beleza e simplicidade, tornando o ambiente agradável e útil.

Um ambiente quando bem arrumado e decorado possui a simplicidade de transmitir bem-estar e nobreza, mas isto não quer dizer que o interior precisa obrigatoriamente estar cheio de objetos de alto valor.
É preciso fundir dois aspectos importantes no design que se aplica em: Conforto e beleza. E ter em mente que o menos é mais.

O ato de decorar vai muito além do embelezamento do ambiente, pois representa a materialização do que você gosta em conjunto a sua personalidade. Através do projeto de design de interiores é possível permitir a personificação do espaço arquitetônico, além de mencioná-lo na identificação do habitante que ali mora e tem como seu domínio, ou seja, a sua decoração possui um importante papel na representação de quem você é.

É muito comum um cliente procurar o escritório de arquitetura e decoração sem a menor ideia do que deseja.

Ele sabe que quer um ambiente bonito como nas revistas, mas não tem interesse ou ainda não pensou no que o agrada, principalmente quando se trata de clientes do sexo masculino.

O decorador ou arquiteto quase que necessita de dons telepáticos para compreender a natureza daquele cliente em especial. Com jeitinho, e algumas entrevistas é possível chegar a um ambiente com a cara do cliente e que caiba dentro do orçamento estipulado.

Gostou das nossas dicas em 10 tendências de design de interiores? Já utilizou alguma delas? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais.

Pedro Nascimento - Autor em Novva Solutions
Equipe Editorial Novva Solutions
Somos especialistas em projetos de automatização empresarial e residencial com foco em conforto e segurança. Possuímos vasta experiência em grandes projetos por todo o Brasil.

Depoimentos de clientes

Ainda com dúvida em contratar os serviços da Novva Solutions? Veja o que dizem alguns clientes dizem sobre nós.

A
André Alves Souza
Equipe técnica com muita experiência e com um atendimento excelente. Fizeram tudo que foi combinado e usaram produtos de alta qualidade, ficamos muito satisfeitos com a Novva Solutions!
Á
Ágatha Silva Ribeiro
A Novva Solutions nos atendeu de forma solícita e com muita atenção. Tivemos que fazer manutenção em várias de nossas portas e a assistência foi melhor que do imaginávamos.
E
Eduardo Alves Ferreira
Não foi fácil encontrar uma empresa de competência e quando encontramos a Novva Solutions, nos surpreendemos com a venda e o pós-venda da empresa!
M
Marcos Castro Almeida
Recomendo a Novva Solutions por se mostrar muito clara e com produtos e serviços de muita qualidade, tanto para portas automáticas quanto para controles de acesso, sem falar no atendimento e na equipe técnica de qualidade.
M
Mariana Mantovanni
Estava procurando uma solução para economizar energia na minha loja e com a Novva Solutions consegui resolver este problema. Além disso, os custos com a manutenção do ar-condicionado caíram.

Nossos clientes

Conheça alguns clientes que já utilizam as Portas Automáticas da Novva Solutions

Vivo
Unimed
Honda
Unicamp
Postos Graal
Ibis Hotel
Comfort Hotel
Quality Hotel
Caixa Econômica Federal
Pernambucanas
Walmart
Droga Raia
Harley Davidson
Kawasaki
AM-PM Conveniência
BR Mania
Hospital das Clínicas
Medicina USP
Faculdade de Medicina de Botucatu
Grupo Automec Chevrolet
Obeid Plaza Hotel
Balneário Camboriú Shopping
TRT-SC
Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Mila Seguros
Vidromax
Top of Mind Empresarial Novva Solutions

Somos líderes de mercado em portas automáticas

Trabalhando lado a lado com a PPA, a Novva Solutions conta com lastro de mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, garantindo a nossos clientes produtos de primeira qualidade e excelentes preços.

Oferecemos a melhor tecnologia para dar tranquilidade e segurança ao seu negócio.