Você sabe como criar uma empresa sustentável?

Atualizado em 12 mar 2024

Sempre na busca de diminuir custos, principalmente com energia elétrica, cada dia é mais comum a preocupação das empresas com esta questão.

A responsabilidade social corporativa não é nada novo para as empresas atuais e ainda que conhecem e entendem o conceito, na maioria das vezes dá muito trabalho adaptar-se a esta responsabilidade.

Umas das formas mais simples de contribuir ao desenvolvimento social é sendo uma empresa sustentável nas suas ações e na vida diária da sua companhia. Por outro lado, ainda que você tente impor medidas para a economia de energia elétrica, a responsabilidade não é somente de um departamento e sim de todos os colaboradores e áreas desta empresa. O maior desafio é fazer disso um costume.

Como impor uma cultura de eficiência energética?

Primeiramente, para que exista uma cultura dentro da empresa, é necessário que os trabalhadores tenham um sentimento de união e que haja uma comunicação efetiva entre empresa e empregado.

Uma das conversas que mais constroem a comunidade interna é a preocupação social sobre a sustentabilidade e para que isso funcione, os empregados devem perceber uma predisposição da empresa em brindar-lhes apoio. Isso é tão simples como utilizar sensores para acender e apagar a luz ou o ar-condicionado ou a instalação de portas automáticas para manter a temperatura constante em uma sala.

Pequenas ações para uma grande mudança

Todas as grandes mudanças começam com pequenas ações que no futuro proporcionarão resultados satisfatórios. A empresa precisa incentivar pequenas medidas para gerar uma mudança cultural nos seus empregados, que são os que tem nas suas mãos a sustentabilidade da empresa.

Para ser considerada uma empresa sustentável, é preciso promover a carona, rodízio ou o uso do transporte público entre os trabalhadores, contar com copos recicláveis nas máquinas de café, potencializar a eliminação de papel e impressões através do uso de e-mails, incentivar a reciclagem, utilizar o verso de folhas e muitas outras pequenas ações que a longo prazo farão que empresa alcance os seus objetivos.

A lista de ações pode ser longa, mas a sua implementação é fácil. O desafio é que estes exercícios de sustentabilidade entrem-na consciência do trabalhador e para conseguir isso, é muito importante um bom trabalho de comunicação.

Por que ajuda ver exemplos da concorrência?

Um erro bastante comum que as empresas cometem ao implementar a sustentabilidade, é pensar que tudo já foi feito e que não é possível fazer mais nada para alcançar a eficiência energética. As empresas que mais inovam neste tema sabem que sempre podem aprender mais e para conseguir isso observam os avanços dos concorrentes.

Se conseguem incentivar os empregados a encontrar empresas que sejam mais eficientes que a sua, podem criar não somente mais interação, mas também um sentimento de unidade entre colaboradores e empresa.

Portas automáticas: parte básica da eficiência energética

Ser um exemplo para os empregados e que eles vejam que a empresa está levando a sério a responsabilidade social corporativa, sempre será a melhor motivação. Por isso, as portas automáticas conectam o conceito de economia de energia com a comodidade no dia a dia dos trabalhadores.

Com a instalação de portas automáticas, qualquer empresa conseguirá manter a temperatura interna dos seus departamentos, diminuindo gastos com manutenção do ar-condicionado e reduzindo drasticamente o consumo de energia elétrica.

Além disso, com a utilização de portas automáticas, é possível criar espaços mais cômodos e higiênicos para os empregados, mostrando o lado mais humano e responsável da sua empresa.

Este post foi útil para você? Por favor, deixe os seus comentários e compartilhe nas suas redes sociais. Lutar por um mundo melhor é mais fácil do que você imagina!

Pedro Nascimento - Autor em Novva Solutions
Equipe Editorial Novva Solutions
Somos especialistas em projetos de automatização empresarial e residencial com foco em conforto e segurança. Possuímos vasta experiência em grandes projetos por todo o Brasil.

Depoimentos de clientes

Ainda com dúvida em contratar os serviços da Novva Solutions? Veja o que dizem alguns clientes dizem sobre nós.

A
André Alves Souza
Equipe técnica com muita experiência e com um atendimento excelente. Fizeram tudo que foi combinado e usaram produtos de alta qualidade, ficamos muito satisfeitos com a Novva Solutions!
Á
Ágatha Silva Ribeiro
A Novva Solutions nos atendeu de forma solícita e com muita atenção. Tivemos que fazer manutenção em várias de nossas portas e a assistência foi melhor que do imaginávamos.
E
Eduardo Alves Ferreira
Não foi fácil encontrar uma empresa de competência e quando encontramos a Novva Solutions, nos surpreendemos com a venda e o pós-venda da empresa!
M
Marcos Castro Almeida
Recomendo a Novva Solutions por se mostrar muito clara e com produtos e serviços de muita qualidade, tanto para portas automáticas quanto para controles de acesso, sem falar no atendimento e na equipe técnica de qualidade.
M
Mariana Mantovanni
Estava procurando uma solução para economizar energia na minha loja e com a Novva Solutions consegui resolver este problema. Além disso, os custos com a manutenção do ar-condicionado caíram.

Nossos clientes

Conheça alguns clientes que já utilizam as Portas Automáticas da Novva Solutions

Vivo
Unimed
Honda
Unicamp
Postos Graal
Ibis Hotel
Comfort Hotel
Quality Hotel
Caixa Econômica Federal
Pernambucanas
Walmart
Droga Raia
Harley Davidson
Kawasaki
AM-PM Conveniência
BR Mania
Hospital das Clínicas
Medicina USP
Faculdade de Medicina de Botucatu
Grupo Automec Chevrolet
Obeid Plaza Hotel
Balneário Camboriú Shopping
TRT-SC
Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Mila Seguros
Vidromax
Top of Mind Empresarial Novva Solutions

Somos líderes de mercado em portas automáticas

Trabalhando lado a lado com a PPA, a Novva Solutions conta com lastro de mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, garantindo a nossos clientes produtos de primeira qualidade e excelentes preços.

Oferecemos a melhor tecnologia para dar tranquilidade e segurança ao seu negócio.