5 Estratégias de reabertura de negócios focadas no cliente

Atualizado em 12 mar 2024

Está na hora de voltar a faturar mas você não sabe como proceder? Calma, pois trazemos neste post estratégias de reabertura de negócios focadas no cliente que lhe ajudarão a reabrir com toda a segurança. Traga de volta seus clientes e funcionários com segurança com essas ideias para reabrir após os bloqueios do COVID-19.

Quando os estados autorizarem a flexibilização da quarentena, é hora de considerar seu plano de reabertura. Existem muitas medidas de saúde preventivas que os pequenos empresários podem considerar tomar para proteger funcionários e clientes.

Além da segurança, no entanto, a reabertura exigirá excelente comunicação, criatividade e muita paciência da parte de todos. Aqui estão algumas ideias de como preparar sua empresa para a reabertura.

Diga aos clientes o que esperar

Muitos consumidores estão compreensivelmente apreensivos em visitar lojas e fazer compras pessoalmente. A segurança e a limpeza são essenciais quando se tenta tranquilizar os compradores.

Comunique-se proativamente antes de divulgar o que está fazendo para garantir que os clientes que visitam sejam mantidos em segurança. Quais processos de higienização você e sua equipe seguirão regularmente? Quantas pessoas serão permitidas no local ao mesmo tempo? Como você lida com outros clientes que não usam máscaras? Publique seus procedimentos de reabertura em seus canais de mídia social e envie-o por e-mail para dissipar qualquer confusão.

Recompense clientes fiéis primeiro

Não há razão para que a sua reabertura também não possa ser uma oportunidade de marketing. O distanciamento social é uma oportunidade de oferecer “acesso exclusivo” a alguns de seus clientes mais fiéis. Os salões de beleza, por exemplo, provavelmente têm uma lista de espera de clientes ansiosos por patrocinar seus negócios.

Você tem um segmento de clientes que gastam muito, tanto em serviços quanto em produtos? Pense em entrar em contato com esse grupo e convidá-lo a reservar com você primeiro. É uma ótima maneira de aumentar sua receita e fazer com que seus clientes VIP se sintam especiais.

Se você não possui um programa de fidelidade configurado, considere iniciar uma lista de espera para determinados produtos ou serviços. Uma ferramenta de agendamento online o ajudará a agendar compromissos antes do primeiro dia de abertura, permitindo bloquear o tempo entre cada visitante para higienizar seu escritório ou espaço para reuniões.

Atualize seus produtos e serviços

O que seus clientes podem querer de você daqui para frente provavelmente parecerá diferente do que eles queriam antes da pandemia. As pequenas empresas estão reabrindo a uma nova realidade e precisam ajustar sua oferta de acordo.

As barbearias e os cabeleireiros verão clientes que não cortam cabelos há semanas, senão meses. E não será mais possível marcar compromissos consecutivos, pois os estilistas precisarão de tempo para desinfetar as estações de trabalho entre os clientes.

Priorize os produtos e serviços mais seguros para oferecer e com as margens mais altas. Simplifique sua lista de inventário ou serviço até ficar claro o que os clientes estão comprando.

Use seu espaço de forma criativa

Restrições sociais de distanciamento podem dificultar, se não impossível, abrir seu espaço como de costume. Seja criativo onde você pode expandir seu espaço físico. Muitas cidades estão permitindo que os restaurantes montem mesas nas calçadas, nos estacionamentos e até em determinadas ruas.

As ideias divertidas para reforçar o distanciamento social não se limitam aos restaurantes. As academias podem explorar o uso de parques públicos para sediar aulas de ginástica.

Os floristas podem fazer parceria com viveiros ou centros de jardinagem para vender em suas instalações ao ar livre. Procure uma empresa semelhante em sua vizinhança, na qual você possa vender ou compartilhar espaço com segurança.

Coloque suas ferramentas digitais em uso

Tente manter uma parte do seu processo de vendas online. Por exemplo, uma loja de brinquedos nos Estados Unidos oferece um formulário do Google que os clientes podem preencher antes de chegarem para comprar brinquedos.

O formulário imita as perguntas que um representante de vendas normalmente faz quando um cliente está navegando. Ao preencher o formulário com antecedência, a loja de brinquedos pode recomendar ideias para um presente com antecedência, reduzindo o tempo gasto navegando.

Outras empresas estão usando suas mídias sociais para incentivar visitas repetidas. As academias, por exemplo, estão iniciando desafios diários para manter seus clientes entrando nos treinos.

Planeje um desafio de atendimento, mídia social e/ou referência em torno da sua reabertura para trazer os clientes de volta às engrenagens e divulgando seus serviços. Não precisa ser competitivo ou focado em nenhum objetivo específico; ele só precisa incentivar seus clientes a voltar para onde eles pararam.

A Novva Solutions tem como objetivo inspirar-se nas principais ideias de países que já saíram da quarentena. No entanto, antes de tomar qualquer decisão comercial, você deve consultar um profissional que possa aconselhá-lo com base na sua situação individual. Se você quiser saber mais sobre reabertura de negócios focadas no cliente, deixe seu comentário.

Pedro Nascimento - Autor em Novva Solutions
Equipe Editorial Novva Solutions
Somos especialistas em projetos de automatização empresarial e residencial com foco em conforto e segurança. Possuímos vasta experiência em grandes projetos por todo o Brasil.

Depoimentos de clientes

Ainda com dúvida em contratar os serviços da Novva Solutions? Veja o que dizem alguns clientes dizem sobre nós.

A
André Alves Souza
Equipe técnica com muita experiência e com um atendimento excelente. Fizeram tudo que foi combinado e usaram produtos de alta qualidade, ficamos muito satisfeitos com a Novva Solutions!
Á
Ágatha Silva Ribeiro
A Novva Solutions nos atendeu de forma solícita e com muita atenção. Tivemos que fazer manutenção em várias de nossas portas e a assistência foi melhor que do imaginávamos.
E
Eduardo Alves Ferreira
Não foi fácil encontrar uma empresa de competência e quando encontramos a Novva Solutions, nos surpreendemos com a venda e o pós-venda da empresa!
M
Marcos Castro Almeida
Recomendo a Novva Solutions por se mostrar muito clara e com produtos e serviços de muita qualidade, tanto para portas automáticas quanto para controles de acesso, sem falar no atendimento e na equipe técnica de qualidade.
M
Mariana Mantovanni
Estava procurando uma solução para economizar energia na minha loja e com a Novva Solutions consegui resolver este problema. Além disso, os custos com a manutenção do ar-condicionado caíram.

Nossos clientes

Conheça alguns clientes que já utilizam as Portas Automáticas da Novva Solutions

Vivo
Unimed
Honda
Unicamp
Postos Graal
Ibis Hotel
Comfort Hotel
Quality Hotel
Caixa Econômica Federal
Pernambucanas
Walmart
Droga Raia
Harley Davidson
Kawasaki
AM-PM Conveniência
BR Mania
Hospital das Clínicas
Medicina USP
Faculdade de Medicina de Botucatu
Grupo Automec Chevrolet
Obeid Plaza Hotel
Balneário Camboriú Shopping
TRT-SC
Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Mila Seguros
Vidromax
Top of Mind Empresarial Novva Solutions

Somos líderes de mercado em portas automáticas

Trabalhando lado a lado com a PPA, a Novva Solutions conta com lastro de mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, garantindo a nossos clientes produtos de primeira qualidade e excelentes preços.

Oferecemos a melhor tecnologia para dar tranquilidade e segurança ao seu negócio.